História dos Seguros em Portugal — 2001 – 2010

2001

Só mais tarde em 31 de Julho de 2001, após a aprovação da transferência de carteira da Royal & Sun Alliance para  a Lusitânia, foi assinada em Lisboa, no Palácio de Porto Covo, sede social da Lusitania, a escritura de compra das agências gerais em Portugal das duas empresas britânicas, Royal & Sun Alliance Insurance PLC e Sun Insurance Office, Limited, com a respetiva transferência da carteira de seguros não vida. Com esta operação, esta seguradora aumentou em 25% a sua carteira de prémios e recebeu uma colaboração de uma significativa rede de agentes, e técnicos em especial no sul do país, ascendendo assim a uma dimensão e posição potenciadoras de bom crescimento e alta performance e rentabilidade no mercado português.

2002

  • Em 2002 a seguradora francesa Macif, em conjunto com alguns sindicatos e mutuas portuguesas, cria a seguradora Eurosap.  Mais tarde, e fruto dos maus resultados técnicos e imagem pública, acaba por ser vendida à Fundação Oriente, que  alterou a sua denominação para Companhia de Seguros Sagres,
  • Ainda nesse mesmo ano e por fusão, a Açoreana incorporou as seguradoras Oceânica e Trabalho,
  • No dia 10 de Setembro de 2002, finalmente, concluiu-se a fusão entre as Seguradoras Mundial-Confiança e Fidelidade, culminando num conjunto de operações de reestruturação do sector segurador do Grupo Caixa Geral de Depósitos, iniciadas em Março desse ano. A “nova” companhia, passou a operar através das marcas e redes “Mundial-Confiança” e “Fidelidade” que, embora integradas numa mesma entidade jurídica, apresentam individualidade comercial.

2003

liberty.3

A aquisição da carteira de seguros da Génesis, realizou-se no dia 22 de Dezembro de 2003, pela seguradora Lusitânia, com a presença do presidente da Lusitânia (Montepio), na altura Dr. António da Costa Leal, e o representante da Génesis, D. José Maria Dot.

Também em 2003, a Liberty, empresa americana, comprou a Europeia e passou a marcar presença no mercado nacional.

2006

CA.seguros
  • A alteração da designação de Rural Seguros para Crédito Agrícola Seguros – CA Seguros, ocorreu em 22 de Setembro de 2006, em coerência com a nova imagem do Grupo CA e numa lógica de bancasseguros.
combined
  • Também em 2006, a Combined Insurance Company Of Europe Limited, abre em Portugal uma sucursal da empresa de seguros irlandesa Combined Insurance Company of Europe Limited, que veio explorar ramos não vida, principalmente acidentes pessoais.

2007

  • Em 2007, foi constituída a N Seguros, S.A., seguradora direta de comercialização de seguros por telefone, explorando  os ramos não vida.
aga
  • A Aga Internacional — Sucursal em Portugal, empresa de seguros suíça da Elvia ReiseversicherungsGesellshaft, AG abriu uma sucursal em Portugal. Em 2008, juntou-se à Elvia Reiseversicherungs-Gesellschaft, sucursal em Portugal  tendo alterado a sua denominação social para Mondial Assistance International AG, e posteriormente em 2010, a Mondial Assistance International AG alterou a sua sede social para França e a sua denominação social para Mondial Assistance International, S.A.. Em 2011 a Mondial Assistance International S.A. alterou a sua denominação social para AGA International. No dia 20 de Abril de 2012 a Mondial Assistance Portugal altera denominação e imagem corporativa para Allianz Global Assistance.

2009

Em 10 de Julho de 2009, foi assinado pela seguradora Lusitânia, em Lisboa, o contrato de promessa de compra e venda das seguradoras portuguesas de seguros não vida, Real e N-Seguros; tendo em 31 de Dezembro de 2009, sido integradas na totalidade, extinguindo-se a marca Seguradora Real, mantendo-se, no entanto, a marca N-Seguros.

Também nesta data, foi integrada a Mutuamar — Mútua de Seguros dos Armadores de Pesca de Arrasto por aquisição, tendo a Lusitânia criado, resultante desta incorporação, a marca Lusitânia Mar.

Em 12 de Novembro de 2009 o Banif acordou a compra de mais de 80% do capital das companhias de seguros Global e Global Vida, por 117 milhões de euros. Com este negócio, o grupo de Horácio Roque, que já detinha a Açoreana, passou a ser responsável por 1,4 mil milhões de euros em ativos e mais de 680 milhões de prémios brutos anuais no negócio segurador. O negócio ficou, no entanto, nessa altura, pendente das devidas autorizações normais nestes processos, designadamente do ISP e da  Autoridade da Concorrência.

2010

Neste ano, cabe a vez da Fundação Oriente, alienar a sua posição para a francesa Macif, tendo esta tido a necessidade de renovar a marca Sagres, optando por mudar o nome para Macif.

Também neste ano, a centenária seguradora Açoreana integra a Global.